Igualdade perante a Lei

"Todos o Homem deve ser igual perante a Lei." A mítica frase é atribuída a Abraham Lincoln, e ainda hoje é uma frase que nos toca e preenche. Toda a humanidade é uma só. E é altura de relançar um este sonho e de lutarmos para que um a verdadeira distinção económica e social do ser humano, não se faça de acordo com a sua etnia ou local de residência, mas sim pelo que reside na sua mente e no seu coração.

A humanidade não pode e não deve tolerar que exista pena de morte instaurada ainda em alguns países do mundo. Nenhum ser humano tem o direito de tirar a vida a outro ser humano. A humanidade não pode e não deve tolerar que ainda hoje exista trabalho infantil, que crianças não tenham acesso à escola, e que em diversas geografias, as crianças são feitas reféns da guerra, tendo de pegar em armas e lutar. A humanidade não pode e não deve tolerar que ainda hoje, em pleno século XXI, existem crianças e adultos que não têm acesso a uma alimentação básica ou a condições de higiene e saúde dignas. A humanidade não pode e não deve tolerar que mulheres são apedrejadas, violentadas, obrigadas a prostituírem-se, impedidas de acederem à escola ou a profissões. A humanidade não pode e não deve tolerar que ainda hoje, os homossexuais possam ser vítimas de qualquer discriminação. Que não exista liberdade religiosa e que os crentes sejam perseguidos quando são minorias. A humanidade não pode e não deve tolerar que um ser humano tenha um salário diferente, para iguais profissões e qualificações, apenas por ter nascido na Europa ao invés de ter nascido em África.

O ser humano é um herói por excelência. Todos os dias, enfrenta a terrível batalha que pode ser a vida. A batalha do trabalho, a batalha da família, a batalha dos amigos, a batalha pela segurança, a batalha pelo salário, a batalha pela saúde, a batalha pela sua casa, a batalha pela alimentação. O ser humano todos os dias luta pela sua sobrevivência, pelo seu amor próprio, pela sua condição social e económica. O ser humano luta por amor, carinho e afetos, e isso prova a grandeza daquilo que é o ser humano. Esta é a beleza da nossa espécie, esta é a magnificiência da humanidade, e é por isso que temos de lutar por ela.

Temos de lutar pela mãe solteira que cuida do seu filho. Temos de lutar pelo casal de idosos que cuida dos seus netos. Temos de lutar pelas crianças que são orfãos e apenas querem ser felizes. Temos de lutar pelas crianças, que não sendo orfãos, são privadas da felicidade de um lar estável e da estabilidade emocional  que os seus pais não lhes oferecem. Temos de lutar por aqueles que são vítimas de abusos e privações. Temos de lutar para que todos os dias nos recordemos que há lutas maiores que as nossas. Temos de lutar para tornar justa a nossa sociedade. Temos de lutar contra a opressão, a miséria e a injustiça, onde quer que se encontrem. Temos de lutar contra as desigualdades, principalmente as desigualdades entre as diferentes leis.

Temos de lutar pela igualdade perante a lei. Temos de lutar por cada ser humano deste mundo. Temos de lutar para que todos sejamos iguais perante a lei. Temos de lutar pela união, pela fraternidade e pela solidariedade entre todos. Todos pertencemos a uma só humanidade. Somos todos parte do mesmo. As diferenças existirão sempre, porque todos temos personalidades diferentes e ambições diferentes. Então, e pelo respeito que possuo pela diferença, sou a favor da igualdade das leis entre os povos. Sou a favor que a humanidade possa moldar um único sistema legal, para que todos possam ter os mesmos direitos e deveres. Para acabar com a descriminação e os abusos que o atual sistema económico fomenta.

Temos de lutar por uma economia saudável como base para o progresso no mundo. Temos de lutar por um sistema que promova a igualdade dos Homens perante a lei. Temos de conseguir fazer desta a batalha das nossas vidas. Para que não mais existam crianças com fome. Mulheres excluídas da escola. Vítimas inocentes nas guerras. Pobreza e desigualdade de rendimentos entre povos. Tráfico de seres humanos. Vivemos num mundo moderno, suportado pela tecnologia, ciência, comunicação instantânea e mobilidade, mas mantemos um sistema de leis feudal, que promove apenas a desigualdade entre povos. A humanidade somos todos nós. E todos nós devemos lutar por um mundo melhor.

Comentários